ENTENDENDO OS 4P’s DO MARKETING

os 4p's do marketingVocê sabe o que é e como trabalhar os 4P’s do marketing? O assunto desta semana vai ser exatamente este.

Então o que é os 4P’s do marketing? Também conhecido como composto de marketing, são quatro elementos que compõe uma estratégia de marketing. Toda empresa deveria definir primeiramente os 4P’s para aí então colocar a estratégia em prática. Mas como sabemos, nem sempre é desta forma e os empresários por quererem as coisas tudo para ontem, acham que não precisam perder tempo com isso e acabam pulando esta etapa.

Os 4P’s de marketing são:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Produto: o produto é aquilo que sua empresa vai oferecer, seja um produto ou serviço, é de fato o que sua empresa venderá para ganhar dinheiro. Neste ponto entra como será o produto ou serviço, forma, cores, embalagem, tamanho, subprodutos, etc.
Perguntas poderosas:

  • O que o cliente espera do produto?
  • Como ele será usado?
  • Qual a aparência do produto?
  • Qual nome ele terá?

 Preço: o preço é o quanto você vai cobrar pelo seu produto ou serviço, aqui entra alguns pontos como o valor real, o valor intrínseco, aqui você também analisa seu preço com relação à concorrência, se o valor que vai ser pago é algo mensurável para o consumidor, entre outros fatores.
Perguntas poderosas:

  • Com que produto o seu produto será comparado?
  • Qual o valor oferecido pelo seu produto?
  • Você vai ter lucro com seu produto? Quanto?
  • O cliente é receptivo com o seu preço?

 Praça: a praça ou ponto é onde o seu produto ou serviço vai ser distribuído, onde ele será comercializado, como vai chegar até o consumidor final. Este ponto está associado com os canais de distribuição como, por exemplo, a logística para chegar até prateleiras das lojas.
Perguntas poderosas:

  • Onde o seu cliente vai procurar pelo seu produto?
  • Onde estão seus concorrentes?
  • É fácil de o seu produto chegar até o ponto de venda?
  • Você tem fácil acesso aos canais de distribuição para a praça que quer atingir?

 Promoção: e a promoção, ao contrário do que a maioria dos empresários pensa, não é uma liquidação um preço diferenciado que você vai colocar no produto, e sim promoção é no sentido de como você vai promover o seu produto ou serviço.
Perguntas poderosas:

  • Como você vai anunciar o seu produto?
  • Qual o melhor momento para você divulga-lo?
  • Onde você vai divulgar o seu produto?
  • Em quais meios o seu público está mais presente?

Seguindo os 4P’s do marketing e utilizando dos exemplos de perguntas poderosas que citei no decorrer do texto você atingirá o sucesso mais rápido. Com este composto de marketing você conseguirá identificar seu público-alvo, suas necessidades e como chegar até o consumidor final.

Segue abaixo dois exemplos para você entender a importância dos 4P’s para sua estratégia de marketing.

EXEMPLO 1

Produto: Terno (camisaria Colombo)
Preço: Entre R$250,00 a R$500,00
Praça: lojas de roupas em geral
Promoção: Divulgação em tabloides, outdoor, internet.
Público-alvo: Pessoas que usam terno esporadicamente para irem em uma formatura, um casamento, tem idade entre 15 e 50 anos pertencentes as classes B e C.

EXEMPLO 2

Produto: Terno (Hugo Boss)
Preço: Entre R$4.000,00 a R$10.000,00
Praça: lojas específicas de terno.
Promoção: Divulgação em comerciais de TV em canais e horários específicos em que seu público é expectador. Grandes feiras do segmento.
Público-alvo: Empresários que utilizam terno em reuniões de grande escalão, frequentam festas e eventos da alta sociedade, tem idade entre 30 e 50 anos pertencentes a classe A.

Como você pode perceber nos exemplos acima o produto pode se dizer que na essência é o mesmo, mas a utilização do composto de marketing os tornou distintos assim abraçando dois públicos-alvo diferentes.

Até semana que vem!

Andrey Perini Burger – Proprietário da agência DZN Publicidade. Graduado em Produção Multimídia e MBA em Estratégias de Marketing

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