Nicho = a sucesso!

Nicho = a sucessoHoje vamos falar sobre nicho, não aquele nicho que muitas pessoas tem nas estantes para guardar livros e outras coisas mais, mas sim, vamos falar do nicho de mercado. Você sabe o que é? Se não sabe, é bom ficar por dentro do assunto, pois isso é uma receita de sucesso para os seus negócios!

Nicho de mercado nas áreas de administração e marketing nada mais é que uma porção específica de um mercado, uma parte pequena do todo, com necessidades e hábitos específicos, com consumidores exigentes, onde possuem necessidades que na maior parte dos casos, ninguém explora.

Aí vem a pergunta. Se esse tal nicho de mercado representa apenas uma pequena fatia de um público, porque isso é uma receita de sucesso?

Se você for trabalhar com um nicho de mercado você estará trabalhando com uma pequena fatia do mercado, concordo que é um público mais reduzido, porém essa pequena fatia do mercado, como já foi falado antes, é um público exigente, por ser mais exigente, esse público não se importa em pagar um pouco a mais, pois você estará atendendo as reais necessidades dele, esse público vai se sentir exclusivo, e você pode oferecer o produto ou serviço vendendo um valor intrínseco, ou seja, um valor que vai além apenas do produto/serviço. E o nicho de mercado tem mais um ponto muito importante, a hora que você cria um nicho, você vai ser algo quase que exclusivo, ou seja, nicho de mercado é receita de sucesso por quase não ter concorrência direta.

Vamos usar um exemplo bem amplo para que todos entendam a imensidão de um nicho de mercado.

Atualmente está na moda os foodtruck, este por sua vez, estão em pleno crescimento por todo lugar, e sempre que você passa por um desses ele está sempre cheio de clientes. Mas você já parou para pensar que na essência ele é a mesma coisa que uma lanchonete física, por exemplo? O que diferencia o foodtruck de outra lanchonete é que eles encontraram um nicho de mercado. Podem perceber que todos eles trabalham com a “gourmetização” de seus lanches, estão sempre em pontos estratégicos, com grande circulação de pessoas, eles podem mudar o local de atuação com facilidade, eles participam de eventos gastronômicos específicos para o segmento deles, e é claro além de tudo eles vendem um valor intrínseco como já falamos antes. Esse é o nicho de mercado dos foodtrucks, uma pequena fatia de mercado porém de grande potencial, e tudo isso não podia resultar em outra coisa a não ser o sucesso.

Se você está pensando em criar um nicho de mercado, lembre-se que você deve oferecer algo exclusivo, diferenciado, com atendimento, produtos e serviços personalizados que atinjam as expectativas do público que você quer atingir que sem dúvida você terá excelentes resultados.

Aí vai uma dica para quem quer saber mais sobre o assunto, saiu uma matéria na revista PEGN de fevereiro, ela fala sobre nicho de mercado de um grande empresário de Joinville, proprietário da empresa Avell, empresa esta que criou um nicho de mercado no ramo de computadores de alto desempenho. Vale a pena ler.

Até o próximo post. Valeu.

Andrey Perini Burger – Proprietário da agência DZN Publicidade. Graduado em Produção Multimídia e MBA em Estratégias de Marketing

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