COMO FALAR COM SEU PÚBLICO-ALVO

como falar com seu público-alvoImagine a cena: Você é um empresário do ramo de produtos de limpeza. Você está lá na sua empresa trabalhando e chega um cliente e lhe pede um produto para limpar o chão, aí você vai até a prateleira pega um produto e começa a falar para o cliente sobre os compostos que tem na fórmula, começa a falar sobre como esta fórmula foi desenvolvida e etc. O que vai acontecer? Provavelmente o cliente vai achar chato demais e vai até pensar que você está o enrolado, e pode até deixar de comprar o seu produto.

Agora imagine outra cena: Você é um empresário do ramo de produtos de limpeza. Você está lá na sua empresa trabalhando e chega um cliente e lhe pede um produto para limpar o chão, aí você vai até a prateleira pega o produto e começa a falar para o cliente: este nosso produto limpa qualquer tipo de superfície e ainda deixa um cheirinho de eucalipto e o ambiente fresco. Continua falando: outra qualidade do nosso produto é que ele não é tóxico, você não precisa manuseá-lo com luvas e etc. O que vai acontecer? É certo que o cliente vai gostar, pois você está mostrando benefícios reais e importantes para o cliente.

Muitas vezes em nossas empresas quando vamos falar com nosso cliente, não estou falando apenas no significado do boca-a-boca, mas toda a comunicação da sua empresa para com o cliente, seja através de e-mail, postagens em redes sociais, panfletos, cartazes, outdoor, seja o que for, muitas vezes falamos sem mostrar ao cliente o que ele realmente quer ouvir, dados técnicos do produto, como foi feito, onde foi desenvolvido, isso o cliente já sabe ou nem quer saber, o que ele realmente quer saber são os benefícios que o que você está vendendo vai dar a ele.

Lembre-se, o principal intuito da linguagem publicitária é persuadir as pessoas.

Então lembre-se, quando for falar da sua empresa, em qualquer mídia, utilize uma linguagem persuasiva, que é a que você vai atrair o cliente, a linguagem informativa que é a do primeiro exemplo que falei serve apenas para alguns segmentos específicos onde aquele tipo de informação é realmente relevante.

A linguagem publicitária é interessante pois você pode trabalhar com ela de várias formas, pois ela deve chamar a atenção das pessoas, seja uma linguagem verbal ou não verbal, onde você pode trabalhar com imagens, cores, tipos, formas, tudo para chamar a atenção do seu público-alvo e os levar a ação de compra.

A linguagem publicitária utiliza muitas vezes da linguagem informal, ou seja, uma linguagem mais dinâmica, uma linguagem que é do cotidiano do seu público-alvo, muitas vezes é possível apelar até para o humor com um toque de criatividade. Não esqueça, muitas vezes o seu público-alvo não é aquela pessoa culta que utiliza apenas de linguagem formal, e que você deve falar com ela de forma formal. A maioria das vezes o seu público-alvo é aquele que apenas quer que você fale como ele e mostre pra ele o que de melhor seu produto ou serviço tem a oferecer.

Andrey Perini Burger – Proprietário da agência DZN Publicidade. Graduado em Produção Multimídia e MBA em Estratégias de Marketing

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