É HORA DE PESQUISAR!

É hora de pesquisarImagine você com 100 mil reais para comprar um carro novo! O que você faria primeiro? Tenho certeza que você iria procurar carros que você consiga comprar com este dinheiro e iria pesquisar sobre eles para saber o qual é mais potente, qual oferece mais segurança, mais itens de série, e etc. As pessoas quando tomam decisões de compras sempre buscam informações sobre os produtos para então compra-los. Se todos nós fazemos isso na hora de comprar algo, porque não fazer isso também na hora de vendermos o nosso produto?

Você que é empresário, assim como eu, se preocupa em sempre oferecer o melhor produto, se preocupa em aumentar vendas, ver a empresa crescer e se expandir. Mas muitas vezes não tomamos algumas medidas para que tudo isso aconteça.

Pare para pensar um instante e perceba quantas empresas abriram e fecharam em menos de 1 ano. É claro, existem muitos fatores para isso ter acontecido, mas um que é muito comum é a falta de pesquisa de mercado. Muitos empresários tem uma ideia de montar um empreendimento mas pecam na hora de torna-lo realidade, não fazem uma pesquisa no local onde a empresa será inserida para saber se as pessoas para as quais ele pretende vender realmente querem ou necessitam do seu produto. E é sobre isso que iremos falar hoje!

A pesquisa de mercado é importante para você conhecer o local onde você está inserido, conhecer o seu público, as necessidades deles e então, após tudo isso, você definir o que irá vender, o como irá fazer isso.

Os resultados obtidos nas pesquisas de mercado podem indicar no que o empresário deve investir, em ações específicas, modificar sua proposta, modificar o formato de vendas, de divulgação e até mesmo fazer o empresário a recuar e investir em outra idea, pois com a pesquisa, fica claro o cenário em que ele está inserido.

Existem inúmeros tipos de pesquisa, como por exemplo:

  • Pesquisa de satisfação;
  • Pesquisa de comunicação;
  • Pesquisa de audiência;
  • Pesquisa de opinião;
  • Pesquisa conjuntural;
  • Pesquisa de segmentação;
  • Enquetes;
  • Pesquisas por amostragens;
  • Entre muitas outras.

As pesquisas no geral são divididas em quantitativas, que podem ser mensuráveis através de números, estas geralmente feitas através de telefone, e-mail, redes sociais, abordando pessoas na rua, etc. E as pesquisas qualitativas, que são as não mensuráveis, ou seja, aquelas que os pesquisados expressam opiniões a qual você consegue entender e interpretar determinados comportamentos, estas geralmente são pegados um grupo de pessoas e pesquisadas juntamente para entender suas motivações e etc.

Esta semana fiz uma pesquisa quantitativa para descobrir o comportamento de pessoas com relação aos meios de comunicação e descobrir o qual é mais eficaz na cidade de Campos Novos/SC. Além do resultado que foi muito interessante e ajudará em projetos que desenvolvo para mim e meus clientes, uma coisa que me chamou a atenção foi como as pessoas gostam de ajudar a responder as pesquisas. Em três dias que apliquei a pesquisa via redes sociais, e-mails e também na rua, obtive um resultado de questionários respondidos muito expressivo. E também obtive feedbacks de algumas pessoas que ficaram lisonjeadas em contribuir com a pesquisa.

Aproveite a receptividade das pessoas que gostam de ajudar com pesquisas de mercado, busque o seu objetivo com a pesquisa, pesquise modelos de pesquisas e aplique-o para a sua empresa. Você poderá descobrir muitas coisas que lhe ajudarão a ter um sucesso ainda mais promissor.

Andrey Perini Burger – Proprietário da agência DZN Publicidade. Graduado em Produção Multimídia e MBA em Estratégias de Marketing

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