COMO ANDA O POSICIONAMENTO DE MARCA DA SUA EMPRESA?

Como anda o posicionamento de marca da sua empresa

Você sabe como sua marca está posicionada no mercado? Você sabe como sua empresa está sendo percebida na sociedade? Para entender isso primeiramente você tem que ter bem claro qual é o seu público-alvo, este será um assunto de um próximo artigo, após definido seu público alvo, você tem que se posicionar no mercado de forma clara que eles entendam quem é sua empresa, o que ela faz e o porquê seus produtos são importantes para elas. Você deixando claro e objetivo estes propósitos vai ficar fácil de seu público-alvo identificar sua marca juntamente com seus valores intelectuais e assim ficando mais propício a se tornar seu cliente.

Na hora de definir o seu posicionamento você pode expor seus diferenciais perante a concorrência, pode mostrar ao consumidor o porquê seu produto/serviço é importante para ele, pode explorar a visibilidade da sua marca, mostrar que a sua comunicação (venda e pós venda) são satisfatórios. Assim você conseguirá um bom posicionamento de marca.

Para perceber se sua estratégia de posicionamento está dando resultado, a melhor forma é você saber a opinião do consumidor, da sociedade onde sua marca está inserida. Você deve procurar saber se a mensagem que você quer passar está realmente chegando coerentemente ao consumidor. Agora veremos algumas formas de passar esta mensagem claramente ao consumidor:

  • Definir a visão, missão e valores da sua empresa de forma clara e objetiva, mostrando seus diferenciais. Muitas empresas na hora de definirem isso acabam pecando por querer usar o que todo mundo usa e transmitir o básico. Um exemplo de missão convencional para uma empresa de equipamentos de informática: Nossa empresa busca sempre oferecer produtos de qualidade para satisfazer as necessidades de nossos clientes. – Esse exemplo, muito usado, praticamente não diz nada sobre a empresa. Agora vamos ver um exemplo de missão diferenciado: Nossa empresa está sempre buscando novas tecnologias e tendências na área de informática para que sempre tenhamos as melhores soluções em equipamentos e assistência técnica para nossos clientes. – Deixe sempre claro e bem definido o que você oferece e os benefícios que isso proporcionará ao seu cliente.
  • Você pode criar também um slogan criativo para que sua empresa seja lembrada e alcance o posicionamento que você deseja. Mas lembre, o slogan deve ser impactante, criativo e terá que ser divulgado incansavelmente para que fixe na cabeça do seu público-alvo, você fazendo isso você garantirá seu posicionamento.

Veja alguns exemplos de grandes empresas que trabalham fortemente seu posicionamento de marca através de divulgação, slogan, missão, visão, valores, diferenciais perante a concorrência, campanhas criativas, mostrando benefícios para seus consumidores, etc, e tente descobrir de qual marca estamos falando:

  • Slogan: Todo mundo usa;
  • Benefícios: 1001 utilidades;
  • Divulgação: Qual a primeira marca de refrigerante que te vem na cabeça?
  • Missão, Visão e Valores: Pense diferente;
  • Diferenciais: Para você fazer história;

Atualmente existem muitos conteúdos na internet que lhe mostram como criar sua estratégia de posicionamento de marca, existem também muitas empresas que trabalham com isso. Então você não tem mais desculpas para não correr atrás de criar o seu posicionamento de marca. Uma coisa é certa, este artifício lhe trará resultados muito significantes.

Andrey Perini Burger – Proprietário da agência DZN Publicidade. Graduado em Produção Multimídia e MBA em Estratégias de Marketing

2 comentários

  1. ediofistarol@hotmail.com · janeiro 15, 2016

    Tá aí…. gostei….. boa iniciativa… realmente temos que nos dispertar para o mercado atual…. o momento em que estamos vivendo…. blz…. Um forte abraço…. Édio Regis Fistarol…

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