DA ATENÇÃO À AÇÃO!

Da atenção á ação

O que toda empresa quer é que seu cliente tenha uma ação, ou seja, que o cliente compre, assim gerando lucratividade para a empresa. Mas como fazer isso?

Neste texto vou falar sobre uma técnica usada para alcançar este objetivo! A técnica AIDA.

Mas antes de falar sobre esta técnica que vai te ajudar a ter melhores resultados vamos parar e analisar como a maioria das empresas busca este objetivo de levar o cliente a ter uma ação.

Vamos supor que antes de abrir sua empresa você tenha feito uma pesquisa de mercado, tenha entendido o seu público-alvo e pronto. Abriu a empresa! Então o próximo passo é vender, obter lucros e está tudo resolvido. Bom se fosse assim tão fácil não é! De certa forma é, mas os gestores das empresas a maioria das vezes comete o erro de querer “empurrar garganta abaixo o seu produto/serviço”.

Pare e pense um instante na sua rotina diária, você acorda se arruma toma café, nesse meio tempo você já ligou a tv ou o rádio, acessado a internet ou lido o jornal. Aí você pega suas coisas e vai para o trabalho, academia, visitar alguém, enfim, nesse processo você já passou por alguém que estava entregando um panfleto na rua, passou por um outdoor, por algum vendedor, etc. E durante todo o dia até você ir dormir novamente você foi bombardeado por publicidade, marcas, produtos e serviços que estão tentando te levar a uma ação. Mas por ter sido bombardeado por toda essa informação você fica de saco cheio de tanta coisa e não toma nenhuma ação que estas marcas tentaram te convencer.

Agora se ponha no lugar do seu cliente, ele passou o dia inteiro por toda essa situação, e a sua marca, sua empresa foi apenas mais uma a tentar convencer seu cliente a comprar. Então, será que você está chamando a atenção do seu cliente para que ele tome uma ação da forma certa? Pense nisso.

Se você está lendo esse texto até agora é porque isso te chamou a atenção e agora vai levar você a uma ação, que é continuar lendo para conhecer a técnica AIDA. Parabéns! Você vai encontrar uma alternativa para se destacar perante a todo o bombardeio de coisas que recebemos todos os dias.

A técnica AIDA é um acrônimo que revela o seguinte:

Atenção: é aquilo que você faz de diferente para que seu público-alvo se sinta interessado pelo seu produto/serviço, mas não fazendo grandes promoções, ou fazendo peças publicitárias incríveis, mas sim gerando conteúdo que tenha a ver com o que você faz ou vende. Esse conteúdo é falar, postar algo que agregue conhecimento a pessoa, para que ela comece a causar uma empatia pelo o que você faz.

Interesse: depois que você despertou a atenção no cliente, chegou a hora de você despertar o interesse nele, e isso você consegue mensurar através de que ele lhe passe um e-mail, um telefone, ou que ele curta sua página no facebook por exemplo. Ao fazer isso, o cliente demostrou interesse pelo que você esta fazendo.

Desejo: aqui é o grande momento de tudo isso, você já conseguiu chamar a atenção, já despertou o interesse, agora sim é a hora de você mostrar seu produto/serviço. Divulgar o que você faz ou vende. Seja através de um texto, de um flyer digital, um e-mail, uma postagem em seu facebook, enfim, essa é a hora de você mostrar para seu futuro cliente de o que você está oferecendo é o que exatamente ele precisa, mostrar que você é a melhor solução para o que ele procura. É a hora de encantar e despertar o desejo!

Ação: depois de seu cliente percorrer as três etapas anteriores, com toda a certeza que ele vai tomar a ação que é comprar o que você está oferecendo.

Seguindo a técnica AIDA você vai ver que isso funciona e você vai ter melhores resultados. Mas lembre, esse é apenas um passo para conquistar novos clientes. Mas você deve pensar também em fidelizar esses novos clientes! E acredito que com tudo o que foi falado aqui você já tenha uma ideia de como dar prosseguimento nessa jornada.

Andrey Perini Burger – Proprietário da agência DZN Publicidade. Graduado em Produção Multimídia e MBA em Estratégias de Marketing.

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